Projetos que incentivam a moda sustentável serão apresentados, por meio de uma série de programas de rádio, na Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, como trabalho de conclusão de curso (TCC) da aluna de jornalismo Rosa Helena Oliveira de Souza, na próxima segunda-feira (5/12), às 19h.
O “Ponto Sustentável: a moda em equilíbrio” tem duração de 20 minutos divididos em três programas. No primeiro a aluna explora o projeto “Customizando, Reclicando e Inovando”, da Associação Florianopolitana de Voluntários (Aflov), em parceira com a Estácio de Sá. O projeto, que é direcionado para meninas carentes, ensina técnicas de reaproveitamento de roupas usadas.
O “EcoModa”, um projeto de extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi o assunto escolhido para o segundo programa. A aluna ressalta que com os trabalhos desenvolvidos no ateliê da Universidade é possível as pessoas consumirem roupas e acessórios aliados ao conceito de sustentabilidade. O foco do “EcoModa” é desenvolver objetos com preocupação de sustentabilidade e reaproveitamento.
No último programa da série é abordado o tecido 100% ecológico, produzido em Blumenau, e o algodão orgânico, feito pela cooperativa Justa Trama. Rosa Helena mostra que o agrotóxico também está presente em grande parte das roupas que vestimos e destaca maneiras de contribuir para uma moda sustentável.
“Acredito que fazer e utilizar a moda sustentável ainda é um desafio, mas os primeiros passos vêm sendo dados como os dos projetos apresentados neste trabalho que estimulam o reaproveitamento de roupas e utilizam algodão orgânico e tecidos ecológicos no desenvolvimento de suas coleções”, avalia Rosa Helena.
Sobre Rosa Helena
Rosa Helena Oliveira de Souza, 29 anos, já trabalhou no Núcleo de Comunicação da Faculdade Estácio de Sá, foi estagiária de jornalismo da rádio Udesc FM e atualmente apresenta o jornal da Guarujá (2ª edição), na rádio Guarujá AM. Rosa Helena também é poeta e tem o blog http://rosahelenasouza.blogspot.com/.
Rosa Helena, a formanda.
Foto: Thiago Augusto
Nenhum comentário:
Postar um comentário