domingo, 14 de agosto de 2011

Grupo de Pesquisadores Publica Livro sobre Panorama do Rádio no Brasil

A obra será lançada no dia 5 de setembro durante congresso da Intercom




Em setembro, na cidade de Recife (PE), será lançado o livro Panorama do Rádio no Brasil, durante o 34º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O trabalho pioneiro traça um amplo inventário das emissoras de rádio de todas as 27 Regiões Metropolitanas do país. Tive o prazer de escrever um artigo sobre Florianópolis . O material discorre sobre 22 emissoras: 10 em amplitude modulada (AM) e doze em freqüência modulada (FM).



A iniciativa é do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). A obra, com o selo da Editora Insular, tem a organização de Nair Prata. A professora e jornalista, de Belo Horizonte,contou com uma equipe de 52 pesquisadores que, de norte a sul do país, produziram um panorama original da radiofonia brasileira.





O livro tem 590 páginas e mapeia 561 emissoras de todas as Regiões Metropolitanas. A obra, que será lançada no dia 5 de setembro, faz parte de um amplo projeto de pesquisa, que pretende inventariar todas as emissoras de rádio de todos os Estados e de todos os municípios brasileiros. O projeto ainda abrangerá as emissoras que funcionam apenas na internet, as webradios.



Segundo a professora Nair Prata, o trabalho de pesquisa durou cerca de um ano. A professora explica: “É importante destacar que são pesquisadores locais, inseridos na comunidade, a maioria deles professores universitários, que realizaram a investigação”.



A realização de uma pesquisa tão ampla teve seus problemas, conforme Nair:

“Enfrentamos algumas dificuldades na realização desta investigação. A primeira delas foi a formação do grupo de pesquisadores, pois precisávamos de pelo menos um representante em cada Capital e também em Brasília. Fizemos convocações aos grupos de pesquisa de todo o país e, assim, conseguimos montar a grande equipe de investigadores.

 Depois, a principal dificuldade foi o levantamento dos dados, já que são poucas, ou inexistentes em alguns casos, as informações oficiais sobre algumas emissoras de rádio, com suas histórias, seus programas, suas trocas de proprietários, suas idas e vindas no dial. Em algumas situações, pesquisadores relataram que houve até má vontade explícita no fornecimento de informações, já que não havia interesse que determinadas histórias ou situações fossem desvendadas e publicadas”.





SERVIÇO

Lançamento do livro Panorama do rádio no Brasil

Data: 5 de setembro (segunda-feira) Horário: 14 às 18h

Local: Universidade Católica de Pernambuco – Recife



Nenhum comentário:

Postar um comentário