Thaiz, Felipe e Karin |
O programa Stand-up Comedy: Comédias da Vida Privada é uma clara referência ao livro de 1992 do escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo, Comédias da Vida Privada. O livro de Verissimo é uma série de crônicas que retratam de forma cômica cenas do dia-a-dia do povo, e é exatamente isso que faz o stand-up comedy, recria, com bom-humor, cenas do cotidiano da população.
O stand-up é aquele tipo de espetáculo onde o ator se apresenta no palco sem figurino, maquiagem, efeitos especiais e cenário. Ou seja, são basicamente três elementos que compõem a peça: o palco, um microfone e o ator.
Explicações são feitas através de entrevistas realizadas com os atores de Santa Catarina, Malcon Bauer e WMarcão, e também com Diogo Portugal, que se apresenta em Florianópolis todo mês com o espetáculo Senta Para Rir – uma derivação do stand-up clássico.
Malcon é ator de uma das peças que mais faz sucesso no Estado, o Teatro de Quinta, uma mistura de stand-up comedy com personagens, tendo como inspiração o paulistano Terça Insana.
WMarcão é professor de matemática em ensino médio e cursos pré-vestibulares e utiliza suas observações diárias para arrancas risos da plateia.
Uma professora de teatro dá mais detalhes dos conceitos do stand-up, uma atriz que faz teatro de comédia conta porque não se sente a vontade para se aventurar no stand-up, uma psicóloga fala da importância do humor na vida das pessoas e um espectadora aponta o que a leva a gostar de stand-up.
Apesar do tema ser leve, os alunos procuraram dar um viés expositivo do tema, explicando o que é o stand-up, suas dificuldades, conceitos e o porquê deste tipo de humor ter se tornado tão popular nos últimos anos.
* Texto de Felipe Alves
Confira o programa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário